skip to main |
skip to sidebar
Ingredientes 500 g de camarões secos sem casca
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 1/2 xícara de gergelim torrado
1 maço pequeno de vinagreira (azedinha) ou espinafre limpo, lavado e escorrido
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
2 tomates grandes sem pele e sementes, picados
500 g de camarões frescos pequenos, limpos, lavados e escorridos
6 colheres (sopa) de cheiro verde (salsa, cebolinha e coentro) picados
3 xícaras de arroz limpo, lavado, escorrido e cozido. Como fazer No processador ou liquidificador, coloque os camarões secos, farinha de mandioca, gergelim, bata até obter uma mistura homogênea e reserve. Em uma panela, coloque a vinagreira, regue com um pouco de água, tempere com sal a gosto, cozinhe até ficar macia (se estiver usando espinafre, não precisa acrescentar água), tire a verdura do fogo, escorra, esprema, pique bem e reserve. Coloque óleo em uma panela, leve ao fogo alto, deixe aquecer, junte alho, cebola, doure levemente, acrescente tomates, refogue até ficarem macios, junte camarões frescos e cozinhe por alguns minutos, somente até ficarem rosados. Adicione a mistura de camarão seco, a verdura picada, cubra com água e cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter um molho com consistência de mingau ralo. Tire do fogo, junte cheiro verde e misture. Coloque o arroz cozido e bem quente em um prato de servir, cubra com o molho de camarão e leve imediatamente à mesa.
Ingredientes para o peixe
1 dourado com cerca de 3 kg, limpo
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de suco de limão.
Ingredientes para os Legumes
10 batatas pequenas descascadas
1 batata-doce grande descascada
2 cenoura médias raspadas
200 g de vagens sem os fios laterais.
Ingredientes para a Farofa
1 1/2 xícara de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada
1/4 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de abacaxi picado
Sal e pimenta do reino a gosto.
Ingredientes para o Molho
1 xícara de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
4 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de farinha de trigo.
Como fazer o peixe
Coloque o dourado em uma tigela, tempere com sal, pimenta, suco de limão e reserve.
Como fazer os legumes
Em uma panela grande, coloque batatas, batata-doce, cenouras, vagens, cubra com água, leve ao fogo alto, cozinhe somente até ficarem macios mas ainda firmes, tire da panela à medida que ficarem cozidos, corte em pedaços e reserve.
Como fazer a farofa
Junte todos os ingredientes em uma panela e misture bem. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C). Recheie o peixe com a farofa, coloque cuidadosamente em uma assadeira untada com óleo, ao redor distribua os legumes cozidos e reserve.
Como fazer o molho
Junte todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo brando, cozinhe mexendo sempre até obter um molho levemente espesso e tire do fogo. Despeje o molho sobre o peixe, cubra com papel alumínio, leve ao forno e asse por cerca de 40 minutos. Tire do forno e sirva.
Ingredientes 2 kg de charque 4 colheres (sopa) de óleo 1 cebola grande bem picada 3 dentes de alho amassados 2 xícaras de arroz lavado e escorrido 2 tomates grandes maduros, sem pele e sementes bem picados 2 colheres (sopa) de salsa bem picada 2 ovos bem cozidos e picados. Como fazer De véspera, corte o charque em cubos de 3 cm, coloque em uma tigela grande, cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte, trocando a água duas a três vezes, escorra bem. Em uma panela de ferro, aqueça o óleo em fogo alto, junte o charque, cebola, alho, refogue mexendo sempre, por cerca de 1 hora ou até o charque ficar dourado. Acrescente arroz, frite, mexendo sempre, por alguns minutos, junte tomates, misture e acrescente água quente até um pouco acima dos ingredientes. Verifique o tempero, junte sal a gosto, pare de mexer, abaixe o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio. Junte metade da salsa, misture, tire do fogo, passe para uma travessa, polvilhe com a salsa restante, decore com ovos picados e sirva a seguir.
Ingredientes 1,5 kg de camarões médios sem casca
Sal e pimenta do reino a gosto
4 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de manteiga
2 abacaxis pequenos maduros
1 cebola média bem picada
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite de coco
1 colher (sopa) de coentro picado
3 colheres (sopa) de farinha de rosca. Como fazer Tire a cabeça e a casca dos camarões, elimine os olhos, limpe e, em uma panela, coloque cabeças e cascas, cubra com 4 xícaras de água, tempere com sal a gosto e deixe ferver em fogo alto; tire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isto, coloque os camarões em uma tigela com sal, pimenta do reino a gosto, alho amassado e deixe descansar por cerca de 2 horas. No copo do liquidificador, coloque cabeças e cascas com o caldo do cozimento, bata até triturar, coe em uma peneira forrada com um pano úmido e reserve o caldo (cerca de 2 xícaras). Coloque metade da manteiga em uma panela, aqueça em fogo alto, junte camarões, cozinhe rapidamente só até ficarem rosados, tire do fogo e reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (250º C). Corte os abacaxis ao meio no sentido do comprimento, escave a polpa deixando cerca de 1 cm de polpa junto à casca, pique a polpa e reserve. Deixe as cascas no forno por cerca de 10 minutos somente para secarem um pouco. Enquanto isto, coloque a manteiga restante em uma panela, aqueça em fogo alto, junte cebola picada, deixe dourar levemente, acrescente 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e cozinhe, mexendo sempre até dourar. À parte, misture leite de coco (reserve 2 colheres de sopa) com caldo de camarão, abacaxi picado, junte à panela aos poucos, sem parar de mexer. Acrescente os camarões refogados, tempere com sal e pimenta a gosto, deixe aquecer, junte coentro e tire do fogo. Recheie as cascas de abacaxi com a mistura de camarão, dissolva a farinha de trigo restante no leite de coco reservado, pincele a superfície do recheio, polvilhe com farinha de rosca, leve ao forno e deixe gratinar. Tire do forno e sirva, acompanhado de arroz branco.
Ingredientes 1 repolho grande
2 xícaras de água
2 xícaras de vinho branco seco ou vinagre
1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de creme ácido
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de sal
3 colheres (sopa) de óleo
1 ou 2 dentes de alho
2 cebolas médias
1 colher (café) de pimenta-do-reino
2 folhas de louro
12 cravos-da-índia
1 gengibre pequeno esmagado. Como fazer Corte o repolho em tirinhas. Em uma panela coloque água, sal e afervente o repolho picado. À parte, faça o refogado com óleo, alho esmagado, cebolas picadas; quando as cebolas começarem a dourar, acrescente pimenta-do-reino, louro, cravos, açúcar, gengibre, junte vinho (ou vinagre), farinha de trigo e creme ácido. Misture com o repolho aferventado e escorrido.
Na Alemanha, o Chucrute acompanha salsichas, costeletas e joelhos de porco.
Ingredientes para a Farofa 2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picada
1 xícara de farinha de mandioca. Ingredientes para os Bifes 2 bifes de filé mignon
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de manteiga
8 dentes de alho bem picados. Como fazer a farofa Coloque manteiga em uma frigideira, aqueça em fogo alto, junte cebola, frite até dourar, acrescente farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre, até ficar tostada. Tire do fogo e mantenha aquecida. Como fazer os bifes Tempere os filés com sal a gosto, coloque na chapa bem quente e grelhe de ambos os lados até ficarem dourados. Enquanto isto, coloque manteiga em uma frigideira, aqueça em fogo alto, junte alho picado, frite até dourar e tire do fogo. Coloque os bifes em um prato de servir, regue com a manteiga de alho e leve imediatamente à mesa, acompanhados da farofa, arroz branco e batata palha.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz
½ xícaras (chá) de óleo ou banha derretida
2 dentes de alho socado com sal
Queijo minas cortado em pedaços curtos e grossos
Como fazer
Lavar e deixar escorrer o arroz. Na panela de pedra, colocar óleo ou banha e deixar aquecer bem. Adicionar o alho e o sal, deixando dourar. Juntar e refogar o arroz. Cobrir de água fervendo até dois dedos acima do nível do arroz. Deixar cozinhar. Quando cozido, ligeiramente empapado, enfiar os pedaços do queijo minas, esperando que eles derretam no arroz. Levar à mesa, bem quente, na própria panela de pedra.